"Tenho medo e tédio, da monotonia, da mesmice, e da torina... é fato, sou movida por intensidades... quero e preciso de tudo aquilo que pulsa. O q me prende..... ainda não tem nome..."

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Funcionalidade da Língua Inglesa.

Esses dias conversando com os meus alunos sobre a função social da escrita (pra quem não entende essa linguagem quero dizer q conversamos sobre para que e onde utilizamos a escrita no cotidiano social) surgiu o assunto sobre a língua inglesa, contei a eles que ensino inglês em outra escola e fiquei impressionada com o grande interesse q os pequenos tem em aprender palavras e pequenas expressões em outro idioma. Comentando isso com uma colega, ela me disse a seguinte frase “há Dani, mas o inglês é uma língua mto distante da cultura e da realidade deles, por isso, neste caso, acho q não é tão importante”.
Nossa... q grande engano pensar que o inglês esteja distante da realidade de quem quer q seja... ele está sim, a cada dia mais presente na vida das pessoas independente da classe social.

O inglês é uma língua internacional, principal língua para viagens, para negócios, estudo, em fim, a língua da globalização. Somos bombardeados o tempo todo com palavras da língua inglesa que acabamos agregando ao nosso vocabulário usual e mtas vezes nem nos damos conta de q não estamos usando a nossa língua materna para comunicar certas coisas. Ex: milkshake, hamburger, diet, light, fashion, Sundow, top model, jeans, pet shop, happy hour, outdoor, notebook, cheeseburger, cd room, DVD, e-mail, pen drive, MC Donalds, web site, shopping, on, off, power, internet, fitness,  basketball, delivery, password, username, login, Nike…  etc. Em questão de segundos somos capazes de citar dezenas de palavras, q como estas, são usadas em nosso cotidiano.  


"English is the most widespread language in the history of the planet."

A cada dia que passa vejo essa influencia mais visível e a aquisição de uma segunda língua mais imprescindível para uma comunicação de sucesso, não sou capaz de contar quantas vezes já ouvi pessoas dizendo “perdi a oportunidade pq não falo inglês” ou “deu problema no aparelho pq o manual estava em inglês e eu não consegui ler as instruções”, normalíssimo, não????? (tá, deleta o segundo exemplo pq eu tbm não leio manual nem falando inglês... rsrsrsrsrsrsrss)

Outro dia li um texto sobre o assunto onde o autor exemplificava o q estou tentando dizer em um texto bem simples que reproduzia um e-mail corriqueiro enviado a amigos, achei bacana e ao invés de compartilhar o dele com vcs, resolvi escrever um de próprio punho ou melhor... de próprio “teclado”,  baseado no dele... let´s GO!

“Oi best, td bem? Hoje acordei bem cedo e resolvi não ir ao shopping center com vc pq na verdade estava me sentindo meio down. Sei que as lojas estão todas on sale e eu estava mesmo precisando comprar uma calça jeans nova e uma blusinha fashion para curtir um Rock N´Roll a noite no bar com vocês, mas vou deixar para outro dia, ok? Para aliviar o stress fui ao clube fazer um Cooper, ai queria mto um personal trainer para me orientar melhor os meus exercícios. Depois resolvi dar um pulo no cabeleireiro para cortar o cabelo e mudar o look. Passando pela avenida de casa, olhei um outdoor mto interessante sobre a nova linha diet  de milkshake e bolacha waffle q nós adoramos e aí bateu a fome. Como não tinha mto tempo, encarei um fast food mesmo, passei no drive-thru do Mc Donalds e peguei um cheeseburguer com bacon, nuggets e uma Coca light, para economizar algumas calorias, né? kkkk No caminho, olhando aquele sol lindo, tive um insight,  liguei para o marido e o convidei para tomar um sol no clube, mas como ele estava jogando Playstation, não se animou muito, perguntei se ele já tinha almoçado e ele respondeu que tinha pedido um China in Box delivery . Então, passei na farmácia, comprei um Sundown e vim sozinha. Na portaria do clube, lembrei q dia de pagar a mensalidade, a sorte é q eles aceitam credit card. Agora aqui estou, escrevendo esse e-mail para você pelo notebook, pq aqui no clube conseguimos conectar a internet pelo wi-fi, coisas da tecnologia, né?
Bom, daqui a pouco vou embora pq não quero pegar a hora do rush. Está tudo certo para o happy hour amanhã, né? Entrei no site do bar pelo link q vc mandou pelo Messenger e é aquele valor mesmo. Vou ficar off-line o dia todo, então qualquer mudança me ligue.
Bye-bye. Bjus”

Kkkkkkkkkkkkk... did you get it????? Está pra nascer quem não use pelo menos metade dessas palavras no dia-a-dia, heim???? E tbm está pra nascer alguém q me faça comer um “cheeseburguer com bacon” kkkkkkkkkkkkk... exorciza Jesus!!!
Bom, o ponto em q quero chegar é q talvez o que os alunos das classes sociais menos privilegiadas não tem é alguém que desperte neles essa funcionalidade da língua inglesa. Acho q na verdade a maioria das pessoas não sabem nem qual é o verdadeiro significado de aprender inglês... q na minha opinião, passa bem longe de decorar regras gramaticais... estruturar frases afirmativas, negativas e interrogativas...ou decorar verbos irregulares, aprender inglês significa desenvolver uma habilidade FUNCIONAL... q é falar com naturalidade, sentir-se a vontade na presença de estrangeiros, assistir a filmes, documentários, noticiários estrangeiros, buscar informações pela internet, argumentar, defender pontos de vista, criar laços de amizade com pessoas de outros países, etc... ou seja,  aplicar em situações reais da vida. A primeira pergunta q faço qdo assumo uma nova classe ou recebo um novo aluno é “pq vc está estudando inglês?”, pois como costumo dizer à eles, para conseguir aprender este e qualquer outro idioma é preciso saber exatamente o que se quer com ele, para ssim, saber buscá-lo pois, nesses anos todos a frente de salas de aula, posso afirmar que dificilmente conseguimos aprender alguma coisa q não nos trás significado real.

So, that´s it! Bateu a inspiração hj!!!!
Espero q esse texto, q por algum motivo despertou a sua vontade de ler, signifique alguma coisa pra vc tbm!!!
Cya fellows, bye