Esses dias conversando com os meus alunos sobre a função social da escrita (pra quem não entende essa linguagem quero dizer q conversamos sobre para que e onde utilizamos a escrita no cotidiano social) surgiu o assunto sobre a língua inglesa, contei a eles que ensino inglês em outra escola e fiquei impressionada com o grande interesse q os pequenos tem em aprender palavras e pequenas expressões em outro idioma. Comentando isso com uma colega, ela me disse a seguinte frase “há Dani, mas o inglês é uma língua mto distante da cultura e da realidade deles, por isso, neste caso, acho q não é tão importante”.
Nossa... q grande engano pensar que o inglês esteja distante da realidade de quem quer q seja... ele está sim, a cada dia mais presente na vida das pessoas independente da classe social.
O inglês é uma língua internacional, principal língua para viagens, para negócios, estudo, em fim, a língua da globalização. Somos bombardeados o tempo todo com palavras da língua inglesa que acabamos agregando ao nosso vocabulário usual e mtas vezes nem nos damos conta de q não estamos usando a nossa língua materna para comunicar certas coisas. Ex: milkshake, hamburger, diet, light, fashion, Sundow, top model, jeans, pet shop, happy hour, outdoor, notebook, cheeseburger, cd room, DVD, e-mail, pen drive, MC Donalds, web site, shopping, on, off, power, internet, fitness, basketball, delivery, password, username, login, Nike… etc. Em questão de segundos somos capazes de citar dezenas de palavras, q como estas, são usadas em nosso cotidiano.
"English is the most widespread language in the history of the planet."
"English is the most widespread language in the history of the planet."
A cada dia que passa vejo essa influencia mais visível e a aquisição de uma segunda língua mais imprescindível para uma comunicação de sucesso, não sou capaz de contar quantas vezes já ouvi pessoas dizendo “perdi a oportunidade pq não falo inglês” ou “deu problema no aparelho pq o manual estava em inglês e eu não consegui ler as instruções”, normalíssimo, não????? (tá, deleta o segundo exemplo pq eu tbm não leio manual nem falando inglês... rsrsrsrsrsrsrss)
Outro dia li um texto sobre o assunto onde o autor exemplificava o q estou tentando dizer em um texto bem simples que reproduzia um e-mail corriqueiro enviado a amigos, achei bacana e ao invés de compartilhar o dele com vcs, resolvi escrever um de próprio punho ou melhor... de próprio “teclado”, baseado no dele... let´s GO!
“Oi best, td bem? Hoje acordei bem cedo e resolvi não ir ao shopping center com vc pq na verdade estava me sentindo meio down. Sei que as lojas estão todas on sale e eu estava mesmo precisando comprar uma calça jeans nova e uma blusinha fashion para curtir um Rock N´Roll a noite no bar com vocês, mas vou deixar para outro dia, ok? Para aliviar o stress fui ao clube fazer um Cooper, ai queria mto um personal trainer para me orientar melhor os meus exercícios. Depois resolvi dar um pulo no cabeleireiro para cortar o cabelo e mudar o look. Passando pela avenida de casa, olhei um outdoor mto interessante sobre a nova linha diet de milkshake e bolacha waffle q nós adoramos e aí bateu a fome. Como não tinha mto tempo, encarei um fast food mesmo, passei no drive-thru do Mc Donalds e peguei um cheeseburguer com bacon, nuggets e uma Coca light, para economizar algumas calorias, né? kkkk No caminho, olhando aquele sol lindo, tive um insight, liguei para o marido e o convidei para tomar um sol no clube, mas como ele estava jogando Playstation, não se animou muito, perguntei se ele já tinha almoçado e ele respondeu que tinha pedido um China in Box delivery . Então, passei na farmácia, comprei um Sundown e vim sozinha. Na portaria do clube, lembrei q dia de pagar a mensalidade, a sorte é q eles aceitam credit card. Agora aqui estou, escrevendo esse e-mail para você pelo notebook, pq aqui no clube conseguimos conectar a internet pelo wi-fi, coisas da tecnologia, né?
Bom, daqui a pouco vou embora pq não quero pegar a hora do rush. Está tudo certo para o happy hour amanhã, né? Entrei no site do bar pelo link q vc mandou pelo Messenger e é aquele valor mesmo. Vou ficar off-line o dia todo, então qualquer mudança me ligue.
Bye-bye. Bjus”
Kkkkkkkkkkkkk... did you get it????? Está pra nascer quem não use pelo menos metade dessas palavras no dia-a-dia, heim???? E tbm está pra nascer alguém q me faça comer um “cheeseburguer com bacon” kkkkkkkkkkkkk... exorciza Jesus!!!
Bom, o ponto em q quero chegar é q talvez o que os alunos das classes sociais menos privilegiadas não tem é alguém que desperte neles essa funcionalidade da língua inglesa. Acho q na verdade a maioria das pessoas não sabem nem qual é o verdadeiro significado de aprender inglês... q na minha opinião, passa bem longe de decorar regras gramaticais... estruturar frases afirmativas, negativas e interrogativas...ou decorar verbos irregulares, aprender inglês significa desenvolver uma habilidade FUNCIONAL... q é falar com naturalidade, sentir-se a vontade na presença de estrangeiros, assistir a filmes, documentários, noticiários estrangeiros, buscar informações pela internet, argumentar, defender pontos de vista, criar laços de amizade com pessoas de outros países, etc... ou seja, aplicar em situações reais da vida. A primeira pergunta q faço qdo assumo uma nova classe ou recebo um novo aluno é “pq vc está estudando inglês?”, pois como costumo dizer à eles, para conseguir aprender este e qualquer outro idioma é preciso saber exatamente o que se quer com ele, para ssim, saber buscá-lo pois, nesses anos todos a frente de salas de aula, posso afirmar que dificilmente conseguimos aprender alguma coisa q não nos trás significado real.
So, that´s it! Bateu a inspiração hj!!!!
Espero q esse texto, q por algum motivo despertou a sua vontade de ler, signifique alguma coisa pra vc tbm!!!
Cya fellows, bye!