"Tenho medo e tédio, da monotonia, da mesmice, e da torina... é fato, sou movida por intensidades... quero e preciso de tudo aquilo que pulsa. O q me prende..... ainda não tem nome..."

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Normas sem sentido... a falta de funcionalidade de algumas regras escolares.



Hey fellows... wassup?


E olha eu aqui mais um vez para fazer um post sobre a questão social e a funcionalidade das coisas, dá para perceber q meu trabalho está sempre rodeando questões mais práticas do q teóricas, né? A explicação disso se dá na minha experiência, primeiro como aprendiz, pq somos eternos aprendizes da vida... e segundo como professora há 8 anos “facing” uma sala de aula q a cada dia me prova “over & over” que as pessoas só aprendem qdo encontram funcionalidade e significado naquilo q é ensinado.
O tópico hj não está especificamente relacionado com o inglês, mas vem ao encontro de questões culturais e da minha visão de mundo, então vou falar sobre “letra cursiva x letra imprensa”, assunto este q levanta opiniões contraditórias e debates incansáveis entre professores de rede de ensino regular.
Bom, já quero começar polemizando o assunto: ENSINAR LETRA CURSIVA (de maneira mecânica e "massacrante), PRA MIM, É UMA TREMENDA PERDA DE TEMPO E FUNCINALIDADE NO MUNDO ATUAL!!!! Tempo este que poderia e deveria ser melhor aproveitado, com atividades desafiadoras com objetivos reais para o crescimento dos alunos.


Vcs sabem, e quem não sabe já deve desconfiar, q não sou nem de longe uma professora tradicional... sempre fui uma pessoa questionadora no q diz respeitos à obedecer normas e regras sem sentido prático (os meus pais q o digam... “pq não” nunca funcionou comigo, apesar q um “pq não” acompanhado daquele olhar aterrorizante q só meu pai é capaz de lançar funcionava bem... kkkkkkkkk).  Quer ver alguns ex de normas sem sentido q profs simplesmente segue sem questionar a funcionalidade?


Pq os alunos precisam andar em fila na escola???? Onde isso é educativo??? As pessoas andam em fila nas ruas???? Não... elas formam filas em situações ESPECÍFICAS (banco, cinema, caixa de supermercado, etc....) então pq fazer os alunos andarem como soldados sem um objetivo educativo, prático e social? Eles precisam sim... aprender a respeitar uma fila qdo esta se faz necessária realmente, no mais...é necessário somente q que se ande em ordem na escola (q não corra, não empurre os outros, mantenham-se junto com o grupo, etc...). Outra coisa q vejo sempre; professores implicando e até hj não descobri pq de tanta implicância, com o uso de boné!!!! Qual é o problema do “sujeito” não querer pentear o cabelo de manhã e usar boné na aula???? Pelo menos pra mim, não atrapalha em nada... o q ele precisa saber e isso sim é EDUCATIVO, SIGNIFICATIVO E FUNCIONAL... são informações básicas de higiene... usar mto boné pode resultar em alguns problemas de saúde referentes ao couro cabeludo e isso sim é um problema real e não a aula.



Já em relação à letra cursiva acontece o mesmo, os professores exigem e “massacram” a criança com esta norma q é praticamente inútil para a vida social e indo mais além... global! Te desafio a citar 5 situações reais e práticas de uso deste tipo de letra na vida social... “go ahead”... vou te ajudar... 1 – ler coisas escritas de próprio punho, de maneira informal, pq formal escrevemos pelo computador, pelas pessoas conhecidas.... 2 – hummmmm.... hum..... cri cri cri cri... Agora faça o contrário... encontre situações em que o uso da letra imprensa se faz necessário para a vida social. Nem preciso te ajudar nessa, heim? Com certeza de cara vc já pensou em livros, jornais, revistas, computador, televisão, rótulos, outdoors, etc.... praticamente toda a produção escrita formal e informal com a qual temos contato faz uso da letra imprensa.
A escola nas ultimas décadas, foi bastante surpreendida pelas inovações dos campos da ciência e da tecnologia. Com esses avanços, muitas teorias acerca da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, da leitura, da escrita e da alfabetização foram sendo complementadas, discutidas e reconstruídas necessitando trazer consigo reformulações dos métodos educacionais.
That´s my point: será que além de todas as dificuldades que os alunos já enfrentam no processo de alfabetização, eles precisam mesmo aprender a ler e escrever a letra cursiva, cuja utilização nos tempos atuais encontra-se quase que exclusivamente na escola? Porque a maioria dos professores continuam trabalhando com a letra cursiva, exigindo esta aprendizagem, muitas vezes como critério de aprovação?


No período em q fiz intercambio para o Canadá, acabei descobrindo que somente brasileiros ainda utilizam esse tipo de escrita, povos de outras nacionalidades não a utilizam mais. Quando fazia trabalhos em grupo com alemães, japoneses, koreanos, mexicanos, etc... eu precisava escrever em letra imprensa pq eles não entendiam a letra cursiva. Os profs da escola contavam q só aceitavam este tipo de letra na escola por causa dos brasileiros.


Tudo bem, falando de uma forma menos radical, eu não acho q não devemos ensiná-la, ela é realmente uma forma de escrita rápida usada pela maioria das pessoas (no BR) ainda... mas  eu acho sim q devemos repensar na maneira com q o ensino dela é cobrado na escola. Acredito que devemos começar a ensinar pelo que está mais vivo no mundo da criança, por aquilo que é melhor pra ela e não pelo que nos é cobrado por pais, coordenador pedagógico ou quem quer q seja. Ressalto também que a forma da letra de cada um é determinada muitas vezes pela genética, os filhos tendem a ter os mesmos traços que os pais ou avós, logo, nada adiantarão páginas e páginas de caligrafia se a criança tiver melhor aptidão para escrever com letra bastão, devemos dar à eles autonomia e liberdade para escolherem a forma q lhes deixam mais confortável para escrever.  Afinal, qual é nosso real objetivo: formar leitores ou calígrafos?


A maioria dos professores ainda não tem clara a resposta para essa pergunta e isso me preocupa. Qtas coisas na escola ensinamos por “tradição”... qta coisa sem utilidade para a vida a escola continua ensinando simplesmente pq não pára para se perguntar “por que”????? Já pararam para pensar no qto a escola de hoje é repetitiva, cansativa e desinteressante?????

5 comentários:

  1. Eu, balzaca que sou, faço parte do time dos que "só aprendem qdo encontram funcionalidade e significado naquilo q é ensinado".

    Talvez esse seja meu maior problema com a matemática (que só uso pq alguns concursos ainda insistem em cobrar) e com o inglês (que apesar de entender, como não uso no meu dia a dia, fico travada).

    Ótimo texto, Sis!

    Ps. Escrevei em portuga mesmo pq era muita coisa prá pensar em inglês... kkkkkkkkkkk

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  2. kkkkkkkkkkkkkkkk....naughty girl!!!!!

    Sis,todos nós somos assim,eu afirmo isso não só baseada nas minhas crenças pessoais, mas em diversos estudos q já fiz acerca do assunto. Qdo dei aula na Wizard estudei alguns conceitos da neurolinguística, para conseguir acreditar no método implementado lá e assim, usa-lo de forma eficaz para ensinar inglês. E a neuro traz mto forte essa coisa da significação das durante o aprendizado. Ela sugere q o cérebro, inteligente q só ele, diante do bombardeio de informações a q é submetido a cada minuto, seleciona, baseado nas experiencias já vividas pelo sujeito, as informações mais uteis (relevantes) para guardar e descarta aquelas em q ele não encontra ligações prévias. Por isso hj, o professor q ainda enxerga o processo de ensino-aprendizagem como mera transmissão de informação não encontra sucesso em seu trabalho. O mesmo se aplica ao aluno, se este não souber contextualizar seu aprendizado, logo não se lembrará mais do que foi adquirido.

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  3. Tem um trecho do livro "How People Learn" q ilustra bem esse conceito, veja:

    "A ênfase no entendimento leva a uma das principais características da nova ciência da aprendizagem: o foco nos processos do conhecimento. Os seres humanos são vistos como agentes guiados por objetivos, que procuram informações de modo ativo. Chegam a educação formal com uma série de conhecimentos, habilidades, crenças e conceitos prévios, que influenciam significativamente o que percebem sobre o ambiente e o modo como organizam e interpretam essa percepção. Isso, por sua vez, influencia suas capacidades de recordação, raciocínio, solução de problemas e aquisição de novo conhecimento. (...) No sentido mais geral, a visão contemporânea a respeito de aprendizagem é que as pessoas elaboram o novo conhecimento e o entendimento com base no que já sabem e naquilo em que acreditam."

    (Como as pessoas aprendem, Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, publicado no Brasil pela Editora Senac-SP, 2007)

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  4. Dani!
    Achei o seu texto muito interessante. Sou a favor da letra cursiva e da caligrafia, através delas estamos desenvolvendo outras habilidades e não só a motricidade fina. Nossa assinatura é a identificação, se todos assinassem com a letra impressa, seria muito fácil falsificá-la. O aluno aprende melhor as regras básicas da nossa língua, como pontuação, aglutinação e outras, através da letra cursiva. Mesma coisa quando aprendemos aqueles conteúdos de matemática que não usamos no nosso dia a dia. Por que aprendemos e somos cobrados na fase escolar? Será que esses conteúdos não tiveram importância nenhuma em nossas vidas? Pode ter certeza que sim. Elas nos fizeram pensar, raciocinar, estimulando assim, o nosso raciocínio lógico. O mundo fora da escola é super competitivo, precisamos desenvolver todas as habilidades possíveis e imaginárias. Nossas crianças precisam ser estimuladas, e com certeza estão abertas para isso. Não é preciso massacrar, mas é preciso ensinar. Todo o aprendizado é útil para nossa vida, por que não aprender sempre mais e não menos?? Sou a favor do tradicional, antigamente não se ouvia falar em aluno desrespeitando o professor, o mundo era melhor, as pessoas eram melhores, as estatísticas demonstram e provam, que hoje a qualidade de ensino está péssima. E será por quê??? A utilização do boné é muito questionado nas escolas, permitir ou não permitir. Veja um aluno escrevendo com o boné, vc não vê o seu rosto, tem alunos que se escondem no boné. A utilidade do boné é proteger o rosto do sol, dentro de uma sala de aula o aluno não precisa dessa proteção. Pq este acessório têm que ser liberado na escola? É através dessas atitudes, assim com as filas, que ensinamos aos alunos a terem limites e obedecer regras. É responsabilidade da escola também, ensinar valores, valores esses que nossos alunos levarão para o resto da vida. Acho que as escolas hoje estão muito mais atrativas do que na época dos meus pais e até mesmo da nossa época, muita coisa se revolucionou. Os jogos, projetos, a informática, os recursos audiovisuais, tornaram o processo da aprendizagem mais fácil. Não desrespeito a sua opinião, mas eu com 16 anos de profissão me preocupo com as estatísticas em relação a qualidade de ensino. O Japão é um pais super tradicionalista e super desenvolvido. Dani, achei linda a sua assinatura com a letra cursiva.....rsrsrsrsrsrs

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  5. hehehehe... é o assunto é controverso mesmo Fafá... na verdade eu não discordo de vc, discordo da falta de funcionalidade nas regras escolares. Como citei no texto, não sou contra o ensino da letra cursiva, acho q ela deve ser apresentada e tem as suas vantagens, na verdade sou contra a dar importância demais à uma coisa q não tem tanta funcionalidade real. Hj a maioria dos professores não conseguem justificar os procedimentos q norteiam as suas práticas e por isso seguem regras tradicionais q antigamente eram OBEDECIDAS E NÃO RESPEITADAS.
    Eu não sou a favor de obediência, sou a favor de conscientização, ou seja, não sigo isso ou aquilo pq me obrigam e sim pq entendo q esta seja a melhor maneira de agir.

    O ensino antigo era conteudista, então, sim... aparentemente as pessoas tinham mais conhecimento teórico, mas como era a visão de mundo dessas pessoas? Se este ensino tradicional fosse assim tão bom, teríamos hj cças mais educadas tbm, pq as cças de hj são fruto dessas pessoas "educadas" pela escola antiga... tbm teríamos pessoas mais preocupadas com o meio ambiente, com um viver coletivo, etc.

    Essas habilidades que vc citou serem trabalhadas através do ensino (mecânico) da letra cursiva, podem ser trabalhadas através de atividades mais dinâmicas e criativas. A escola de precisa inovar... precisa questionar... precisa reinventar as próprias dinâmicas para poder acompanhar o ritmo frenético do mundo em q estamos inseridos hj.
    Tbm respeito a sua opinião, não discordo dela, só enxergo de uma outra forma. Legal vc passar aqui para questionar... é esse movimento q busco sempre q escrevo um novo texto sobre assuntos polêmicos.

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