Era uma vez um jabuti muito engraçadinho. Ele adorava passear por toda a floresta e se metia em todo e qualquer buraco, mas tinha a sua própria casinha. Uma casinha muito linda!
Um dia, ele andou, andou e andou… De repente, viu-se numa clareira, cercada de altas árvores. Olhou para um lado e outro e não conseguia mais saber em que direção ficava a sua casa.
Botou a sua cabecinha pra dentro da carapaça e se pôs a chorar. Pouco a pouco, vários animais foram se aproximando do jabuti, com muita pena dele. Perguntaram-lhe o que acontecera, e ele só sabia resmungar e chorar. Nisso, chegou Dona Coruja, sempre cheia de sabedoria, e acabou por fazê-lo falar. E ele disse:
- Estou perdido e não sei o que fazer. Ele respondeu:
— Senhor Jabuti, a gente precisa saber quando é necessário pôr a cabeça para fora e quando é preciso pô-la para dentro. Você tem que ohar ao redor e pensar. Lembre-se disto!
O jabuti, então, olhou, olhou para todos os lados e, depois, recolheu sua cabecinha, colocando-se a pensar. Aí, lembrou-se.
Todos os animais se alegraram. Cada um tomou seu rumo e o jabuti, o mais depressa que pôde, dirigiu-se para sua casa.
Daí por diante, não passou mais aperto, pois sabia quando devia olhar para fora e quando devia olhar bem para dentro…
Fonte: Do livro Filosofia para Crianças e Adolescentes. Autora: Maria Luis S. Teles. Ed Vozes
Uma graça, né? By the way, fica a dica do livro para profs q trabalham com cças e adolescentes ou para papais e mamães.
As vezes as respostas que procuramos estão dentro de nós mesmos... só nos resta saber é se temos coragem para encarar aquelas q não nos são convenientes. Meio batidinha essa conclusão, né? Eu sei e vc sabe...mas então pq mesmo não fazemos disso uma prática constante em nossas vidas??????? Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade? Se não... essa é a hora de olhar pra dentro...
Take care people... cya!
Nenhum comentário:
Postar um comentário