"Tenho medo e tédio, da monotonia, da mesmice, e da torina... é fato, sou movida por intensidades... quero e preciso de tudo aquilo que pulsa. O q me prende..... ainda não tem nome..."

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A (incrível) Educação Canadense.

Hi there...
Bom, como o sangue educacional está sempre na veia, estou aproveitando q aqui no “frigorífico” estou do “outro lado” (aquele onde o aluno sempre fica) para analisar a “pedagogia” aplicada nas aulas pelos professores q tenho tido contato. Na verdade, essa é uma outra história, q gostaria de comentar melhor... pois o q realmente quero dividir com vcs, é uma experiência mto bacana vivi hj... como o coração de professora sempre pulsa forte, eu não poderia deixar o Canadá sem conhecer, mesmo q superficialmente, como são as escolas e como funciona a educação pública nesse país super desenvolvido.
Aproveitando a volta às aulas dos gêmeos, a Paula conseguiu uma autorização para q eu pudesse visitar a escola... fui até lá, conversei com uma prof e vejam qta coisa bacana eu descobri:
- A organização do ensino é bem semelhante a do Brasil: primeiro vem o Kindergarten (educação infantil dos 3 aos 5 anos); em seguida Elementar e Middle School começando do grade 1 (1ª serie) ate o grade 9 (9ª serie) a parti dos 6 anos e por ultimo High School (ensino medio) com quatro anos de duração.
Ate aqui o ensino é totalmente gratuito, mas no ato da matricula os pais tem que comprovar que pagaram o imposto territorial (como iptu no Brasil) o qual é destinado à educação. Se os pais quiserem colocar o filho numa escola católica ou judia por causa do ensino religioso (as escolas publicas não tem essa disciplina) eles não pagam pela escola embora ela seja privada, mas apenas apresentam o comprovando do imposto que será destinado para aquela escola.
Pra ser professor no Canada a pessoa precisa cursar qualquer Universidade e em seguida cursar o College of Teachers em tempo integral por 1 ano (seria uma espécie de especialização). O estudante tem duas opções: formar-se pra ser professor generalista (como no Brasil) ate a sexta serie; ou formar-se para ser professor especialista (como no Brasil) da 7 serie ate o ensino medio. Ambos os cursos duram 1 ano.
O aluno passa 6 horas por dia na escola, entram as 9:00 e saem as 15:00, tem cerca de 45 min de intervalo para almoçar (o lanche trazido de casa, as escolas canadenses não oferecem alimentação como no Brasil, tbm não possuem cantina, apenas dispõem de máquinas de suco, salgadinhos, etc) e mais alguns minutinhos de recreação.
A maioria das escolas canadenses seguem uma linha Montessoriana, q resumindo mto “chulamente”  o ensino é baseado pela pratica (vivencia de conceitos e valores sociais) e não somente teoria...  o professor assim, tem o papel de orientador de um processo de aprendizagem construído pelos próprios alunos, q trabalham sempre em grupos, quase nunca sozinhos. Estes, são tratados como seres únicos, que tem habilidades diferentes e aprendem em tempos e de maneiras diferentes. (amo esse conceito Montessoriano, mas é bem difícil trabalhar assim no Br, pq é necessário ter uma boa estrutura, poucos alunos na sala – aqui as salas funcionam com o máximo de 19 cças-  e mto material disponível). As crianças são estimuladas a participar de ações sociais e a serem voluntárias na própria escola, por ex: fazem proj p arrecadar roupas, alimentos, etc p necessitados... fazem estudos e projetos para melhorias no bairro... ajudam na secretaria, biblioteca, cças mais avançadas ajudam no reforço de cças com mais dificuldades ou estrageiros q estão aprendendo inglês, etc. Há, além do inglês, eles estudam Francês, já q uma boa parte do Canadá, tem o Francês como primeira língua. A Laura e o Pedro, estão ficando trilíngue já!
Sobre a estrutura física, as imagens falarão por sim, mas fiquei impressionada com os recursos q ela dispõe... em como td tem o “dedo” dos alunos (os corredores são cercados de trabalhos, cartazes de campanhas, etc feito por eles)... no qto é nova e limpa... em fim... é incrível ver como os impostos aqui são realmente bem empregados... no qto o Canadá é um pais q investe no crescimento e na educação de seu povo... mtas escolas particulares no Br não tem uma estrutura como esta.  
Bom, bem perto da escola, tem o CENTRO COMUNITÁRIO do bairro, sim, é aquele q tirei uma foto pensando q era somente uma biblioteca pública. Hj entrei lá e mais uma vez, fiquei impressionada com o q o governo proporciona à sua população. Primeiro, é lei no Canadá ter um centro desses a cada não sei qtos habitantes. (sei q é obrigado a ter um centro comunitário, uma escola e um parque, não lembro se mais alguma coisa)... então... o centro é praticamente gratuito, a pessoa paga coisa de 2,00 doláres e pode desfrutar de diversas atividades esportivas (natação, ginásticas em geral, balé, dança, artes marciais, teatro, etc) voltadas para desde a mais tenra até a terceira idade e também de uma biblioteca completamente atualizada e completa, salas de estudo, laboratórios de informática, etc... TUDO ABSOLUTAMENTE PROMOVIDO PELO GOVERNO! (tá, assim como vc, tbm tenho vontade de sair metralhando td em Brasília neste momento...)
Vejam as fotos e tirem as próprias conclusões.
centro comunitário











salas de ginastica

as piscinas estavam em reforma, mas são 2 grandes

escola dos gêmeos

eles pedem p os pais desligares o motor do carro qdo estiverem deixando os filhos p poluir menos o ar




cantinho do conto, onde a prof leva a classe p contar histórias

os computadores são todos Apple

sala de aula dos gemeos

prateleira p pendurar os casacos e deixar os sapatos de classe (ninguém anda com sapato de rua na sala)


td sala tem armarios planejados, uma pia e lousa digital



olha a lousa digital montada (reparem nas bolinhas de tenis nos pés das cadeiras, isso é pq não fazer barulho)



5 comentários:

  1. nossa! td mto organizado, espaçoso e moderno.
    sonho: trabalhar numa sala de aula dessas, cheia de recursos... motivador! BR zilhões de anos luz pra chegar ao pés de CA!!!
    super experiência hein Dani!
    warm XXX from BR!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, fiquei impressionada!!!! Sem comparação com a educação daqui! E até da Europa colocou no chinelo!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... é de tirar o chapéu mesmo e remoer por dentro pensando em todos os impostos absurdos q pagamos q são péssimamente empregados.

    ResponderExcluir
  4. Que ruim, não?
    Sinceramente, nem tenho muito o que comentar...
    Dá uma raivinha! rs

    ResponderExcluir
  5. Infra melhor que o Porto!!!! Isso que chamo de de competência e honestidade!

    ResponderExcluir