"Tenho medo e tédio, da monotonia, da mesmice, e da torina... é fato, sou movida por intensidades... quero e preciso de tudo aquilo que pulsa. O q me prende..... ainda não tem nome..."

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cultura Local - Os Hábitos Saudáveis dos Canadesnses

Desde que cheguei aqui na terra do “urso polar”, uma das coisas q tem me chamado muito a atenção são os hábitos saudáveis que a maioria dos canadenses cultuam mesmo em meio desse rigoroso inverno.

Workout & Sports (malhação e esportes)

Em todos esses dias presenciei diversas temperaturas típicas do inverno canadense, desde as mais “aterrorizantes”, digo, frias, em que a sensação térmica chegava à -30... até as mais “quentes” (entendam isso como 3 graus positivos....kkkkkk), bom, o ponto que quero chegar é o seguinte... “don´t matter what” (não importa o q)... vc sempre vai encontrar um canadense malhando na rua. 

Eles são muito ligados nisso, e pelo que tenho visto, correr aqui é “fancy” como eles dizem...“é moda”... tipo, a Paula fala q “é status” falar q vc faz Cooper.

local indoor
Aqui existem lojas especializadas em roupas próprias para malhar no inverno, existem muitas academias, pistas de Cooper (quadras, campos, etc) indoor (fechado) para q vc possa praticar esporte, caso não queira encarar um “lance” outdoor (ao ar livre).

Então, a cena mais comum no mundo é vc ver um cara correndo na rua debaixo de uma nevasca e à -25 graus como se nada estivesse acontecendo!!! Caaaara... isso é q é dignidade, heim???? Um dia eu chego lá... já estou até conseguindo “respirar” nessa situação, vejam q progresso!!!!! Kkkkkkkkkkkk.

Alimentação

Apesar da grande quantidade de lojas q oferecem “fast food”, grande parte dos canadenses se preocupa muito com a qualidade da alimentação. 

Aqui vemos muitas propagandas incentivando hábitos alimentares saudáveis, os supermercados são lotados daqueles pratos prontos “low fat” (baixa caloria), tem muitos programas de emagrecimento tipo Vigilantes do Peso ou aquelas dietas q você compra a alimentação completa por um período determinado. Por isso, apesar de ter também muitos alimentos calóricos e doces convidativos, não tive mto problema como imaginei q teria.

Como funciona: O café da manhã costuma ser meio “rápido e informal”, geralmente eles consomem café, cereal, torrada, bacon, ovos e panqueca, etc. É mto comum as pessoas irem se alimentando, no trajeto entre a casa e o trabalho, dentro do ônibus ou metrô. Aqueles copos de café p viagem (sim... o que vemos em filmes) são praticamente “parte integrante do corpo” do canadense... kkkkkkkkkkk... é realmente um ritual cultural... td mundo carrega um.

Bom, diferente de nós, q temos o almoço como a nossa principal refeição do dia... aqui no Canadá, essa é a refeição mais rápida do dia... eles costumam levar para o trabalho um "bagged lunch" q é um sanduíche, uma fruta, um biscoito ou bolo e o intervalo p isso é curto, não mais do que 45 min e é o jantar, “Supper” a principal refeição do dia... é a hora da família pra eles e costuma ser entre as 17:30 e 19:00. Geralmente eles comem salada, sopa e uma sobremesa mais elaboradinha.

Conclusão... para acabar com o mito de que todo norte americano é gordo e só come bobagem, tá aí o Canadense pra desmentir. Aqui, você não vê um monte de pessoas obesas como nos EUA por exemplo e percebe q eles preservam muito essa cultura de cuidar do corpo não somente no sentido estético, mas no sentido de saúde também.

Ponto pra eles mais uma vez!!!!!
Kisses & Hugs...

tirei essa foto ontem no Queen´s Park, olha qta gente andando (aqueles 2 mais próximos estavam praticando artes marciais.

3 comentários:

  1. Realmente eles tem hábitos mto saudáveis...
    Porém é mto difícil pra nós nos adaptarmos a esses horários e hábitos "malucos" de refeições!!! Não sei vc Dani, mas eu qdo fui emagreci 3 quilos em virtude desse "quick sandwich" no almoço, e jantar às 5:00 pm... rsrsrs... Ai q saudade q dá de comer "rice & beans", não é???

    ResponderExcluir
  2. Pois é... não tô perdendo peso pq aqui estou comendo mais do q como no Brasil... já q não consigo evitar pão (integral, mas tenho comido) e alguns docinhos de vez em quando (muffins e cookies são a minha perdição uma vez por semana). Porém, estou me alimentando bem, pq eu levo meu almoço pra escola (geralmente, salada, ricota, peito de perú ou uma sopa) e qdo não, como um sanduíche natural do Tim Hortons.

    Agora... não consigo acostumar com o tempero das comidas daqui... tudo ou é sem graça ou não cai no gosto do meu paladar...

    ResponderExcluir
  3. Ai Sis...
    Esses seus posts só me fazem ficar ainda mais apaixonada por esse lugar!!!
    Isso é o maior exemplo de que basta disposição e boa vontade prá ficar em forma!
    Vou já mexer o meu corpinho!!!

    ResponderExcluir