"Tenho medo e tédio, da monotonia, da mesmice, e da torina... é fato, sou movida por intensidades... quero e preciso de tudo aquilo que pulsa. O q me prende..... ainda não tem nome..."

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Algumas Impressões Sobre os Canadenses

Pensando hj sobre o q escrever no blog, decidi não postar mto sobre o meu dia, q por sinal, foi muito melhor do ontem... já me familiarizei e fiz algumas amizades na escola... pra não ficar tão cansativo pra vcs...
Então, hj quero falar um pouco sobre algumas primeiras impressões sobre a cidade e os canadenses.

ABOUT TORONTO CITY

É uma cidade enorme, movimentada, onde absolutamente tudo funciona conforme o previsto. A arquitetura é incrível... uma mistura de contemporâneo e moderno convivendo em plena harmonia. É uma cidade “pluricultural”... vc encontra (facilmente) gente de toda a parte do mundo pelas ruas, sem contar os Chineses... TO é praticamente uma extensão da China, tanto q o Mandarim é o 2 idioma mais falado aqui.

ABOUT THE PEOPLE

São realmente extremamente educados, quase “brigam” pra quem vai te deixar entrar na frente no metrô... se vêem qualquer lixo ou papel no chão, eles pegam e jogam na lixeira... todos falam baixo e não produzem qualquer tipo de barulho q possa ser ouvido pelos outros... ou seja... não ouvi sequer um toque de celular desde q cheguei aqui e olha q eles usam, heim?

Pedestre em primeiro lugar na rua... não importa onde e nem qdo vc quer atravessar... todos param sem q vc precise olhar p os lados (no Brasil é capaz do nego te passar por cima mesmo vc estando na faixa atravessando com o sinal fechado).

Para o canadense, regra é regra... se o passageiro não está exatamente no ponto ou há alguns metros correndo p chegar lá e esperar signifique atrasar o horário (mesmo q 1 min)... o motorista vai embora e deixa o cara. E o passageiro???? Entende q quem errou foi ele e q outras pessoas poderiam se prejudicar por conta de seu atraso. Por outro lado (isso aconteceu hj) se o ônibus pára em qualquer lugar q não seja o ponto (mesmo q há 10 metros dele) ninguém entra!!!!! NIN-GUÉM!!! Só eu... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Por trás do jeito “iceberg” de ser (sim, como diz a Paula, eles pagam em Euro p não terem q te dar uma abraço) existe um canadense mto receptivo, q no fundo, só pretende preservar a própria privacidade e principalmente a do próximo, ou seja, caso vc precise deles, terá toda a atenção necessária. Hj passei 25 min batendo papo com uma canadense no ônibus a caminho de Missi... e p isso, só tive q pedir uma única informação.

By the way... a sensação de andar nas ruas por aqui é de LIBERDADE... é incrível, ninguém se importa com o q vc está fazendo ou vestindo... aqui ninguém te olha, mesmo q vc faça esforço p chamar a atenção (tirei varias “auto-fotos” pelas ruas e poderia até plantar bananeira q ninguém se importaria). Só vão te olhar, se vc fizer qualquer coisa q quebre as regras ou q ultrapasse o limite do seu individual p o coletivo. Ex: gritar... jogar coisas no chão... não parar p um pedestre... A única palavra p descrever essa sensação de andar pelas ruas de TO é liberdade mesmo... é mto bom poder ser do jeito q vc se sente verdadeiramente bem!

Outra característica marcante q consegui perceber já no primeiro dia pegando ônibus e metrô, é q eles são leitores insaciáveis!!!! É incrível, os canadenses lêem o tempo todo, em qualquer lugar... na porta do metrô tem várias caixas com jornais gratuitos... dentro do metrô tem jornais espalhados pelos bancos e além dos jornais, eles lêem livros... artigos... qdo não estão com nenhum deles em mãos, usam o celular. Eles lêem sentados... em pé... parados... ANDANDO... em fim... they really read a lot!

Bom, nem preciso dizer q estou curtindo mto os meus dias aqui, estou sentindo mta falta do husb... qdo vejo coisas interessantes ou passo por uma situação, me frustro um pouco de não ter como ligar e falar com ele a qualquer momento, mas a experiência compensa a saudade.

Kisses & Hugs... that´s all for today!!! C u everybody


4 comentários:

  1. Dani,
    Deve ser muito bom por ai, como vc fala, a educação deles compensa um pouco a "frieza". rs
    E pode contar sobre seu dia sim, que não vamos enjoar de ler não viu !

    Beijos :-)
    Flá P.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Dani tbm tive a mesma impressão dos canadenses. Eles são a verdadeira tradução de " stringent" ! E mesmo com o subway abarrotado mexendo pacas sem apoio, não deixam de ler né!
    Só observar as pessoas e os costumes já é um passatempo gostoso né. Enjoy it! bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia, Sis!
    Quero fazer as malas e encontrar vc aí! rs
    Adorei!
    Gente elegante é outro patamar!!!

    Bjooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Ai que legal Dani... Mto bom essa vivência com outra cultura!!! enriquece muito a gente!

    ResponderExcluir